Resgatistas

segunda-feira, 16 de março de 2015



                GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO - DELTA.
O Grupamento de Busca e Salvamento foi criado em 1965, funcionando em um pequeno barraco de madeira cedido pelo clube Cota Mil, no Lago Sul de Brasília - DF, recebendo a denominação de Serviço Lacustre.
No dia 14 de Agosto de 1965, o Serviço Lacustre executou sua primeira prevenção aquática, durante uma corrida de lancha ocorrida em frente ao Clube Cota Mil.
Em 1967, o Comandante Geral, nomeou o 1º SGT BM ORIVALDO JACOUD FILHO, como Chefe do SERVIÇO LACUSTRE, com a missão de construir as atuais instalações do GBS.
Em 1969, o Serviço Lacustre foi denominado POSTO PROVISORIO – SERVIÇO LACUSTRE Nº 04, ficando conhecido como POSTO LACUSTRE.


Em 1971, o POSTO LACUSTRE foi elevado à categoria de Grupamento, para centralizar as ações de salvamento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, denominado GSP (Grupamento de Salvamento e Proteção), tendo como 1º comandante o então Capitão Álvaro da Natividade. Cinco anos depois, o GSP foi denominado GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO e em 11 de Fevereiro de 1992 o GBS foi elevado à categoria de Batalhão, assumindo o nome de 1º Batalhão de Busca e Salvamento. Retornando novamente a Grupamento de Busca e Salvamento depois de nova reestruturação do CBMDF.

O GBS é responsável, como o próprio nome sugere, por atividades de busca e salvamento. Os militares são treinados e especializados para lidar com as dificuldades e peculiaridades da missão fim do Corpo de Bombeiros. Atua na área de todo o Distrito Federal e proximidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. O GBS é o órgão setorial de execução responsável, perante o Comando Geral, pela doutrina, ensino e instrução, planejamento, comando, execução, coordenação, controle e fiscalização de todas as atividades de Busca e Salvamento em toda área de atuação do Comando Operacional.

As atividades operacionais do Grupamento de Busca e Salvamento são realizadas por meio das Companhias de Salvamento Aquático e Salvamento Terrestre.
Entre as principais atividades da Companhia de Salvamento Aquático destacamos: Busca e Resgate de cadáver, Busca, Resgate com Reflutuação de Objetos e Salvamento Aquático por meio de Mergulhadores de Resgate e Salva-Vidas. Dentre as principais atividades da Companhia de Salvamento Terrestre podemos destacar: Busca e Resgate em Colapsos Estruturais, Busca e Resgate com Cães, Salvamento Veicular e Emergências com Produtos Perigosos (Químicos, Biológicos e Radiológicos).